Notícias em destaque
JUNIMOVEIS, seu imóvel em um clique!
Boletim Epidemiológico – Novo Coronavírus

Boletim Epidemiológico – Novo Coronavírus

Atualizado em 18/03/2020, às 23h

De modo a prevalecer o princípio da transparência no acesso às informações de interesse público, a Prefeitura de Jundiaí esclarece que o idoso de 80 anos, morto em SP, diagnosticado com COVID-19, não era morador do Município de Jundiaí. O esclarecimento foi feito por familiares à Vigilância Epidemiológica de Jundiaí, informando sua passagem pela cidade por um período de 48 horas. Com base nessa informação, a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) já notificou a Secretaria de Estado da Saúde para que promova a correção do endereço na Declaração de Óbito do falecido.

Jundiaí contabiliza 64 notificações, sendo 15 descartados e 49 suspeitos no aguardo de resultados. Até o presente momento, o Município não registra casos confirmados para a doença.

Na última sexta-feira (13), o Prefeito Luiz Fernando Machado decretou estado de Atenção e instituiu o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (decreto 28.909, 13 de março de 2020) para determinações de medidas e ações. Na segunda-feira (16), foi publicado decreto 28.910, com determinações para restrição da circulação e aglomeração de pessoas, com objetivo de reduzir a possibilidade de contaminação.

EM DETALHES
Todas as informações relacionadas à COVID-19 são acompanhadas e investigadas pela Vigilância Epidemiológica do Município. De acordo com informações prestadas pelo filho do falecido, o idoso permaneceu por dois dias (48h) em Jundiaí, tendo sido socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhado para o Hospital São Vicente de Paulo, onde permaneceu por algumas horas, até ser transferido para o Hospital Adventista Consolação, na Capital. O filho do idoso esclareceu que informou seu endereço residencial, em Jundiaí, na Declaração de Óbito e que seu pai possuía domicílio na capital.

O histórico do idoso registra passagens por dois hospitais particulares em São Paulo, por três vezes, antes de chegar a Jundiaí, onde permaneceu em casa de repouso para idosos, pelo período citado. Os familiares declaram que a intenção seria que o idoso permanecesse na clínica de repouso, devido ao seu estado limitado de saúde. É importante ressaltar que as passagens ocorridas num prazo de 15 dias não registraram qualquer indicação ou suspeita para o Novo Coronavírus, pois não preenchia a classificação determinada pelo Ministério da Saúde (MS) para caso suspeito em COVID-19, conforme apurado pela Vigilância Epidemiológica de Jundiaí.

A Vigilância Epidemiológica ressalta que todas as medidas necessárias foram adotadas em relação aos espaços e às pessoas que tiveram contato com o idoso no período que esteve em Jundiaí.

PREVENÇÃO
Desde o início dos alertas da Organização Mundial de Saúde (OMS), a Prefeitura de Jundiaí desenvolve o Plano de Ação contra o Novo Coronavírus, com treinamento dos profissionais – tanto do setor público quanto privado -, orientação ao público por canais de comunicação, bem como a atuação em vigilância preventiva nos equipamentos de Saúde, públicos e particulares.

Todas as medidas tomadas pelo município seguem os protocolos do Ministério da Saúde.

A Prefeitura de Jundiaí também disponibiliza em seu site oficial o Boletim Epidemiológico – Novo Coronavírus com informações atualizadas sobre a situação da cidade.

Assessoria de Imprensa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top