A Segurança Pública é um tema sério, que precisa ser pensado por parte das autoridades executivas com muito carinho e muita responsabilidade. Foi pensando nisso que a administração do município de Várzea Paulista nomeou Inácio Basson como o novo gestor de Segurança Pública.
Com histórico rico em experiência na área, ele é especialista em direito Penal e Civil. Trabalhou por mais de 30 anos na Polícia Militar, atuando em grupos de elite, como a Rota e a Cavalaria. Além de ter servido o Exército Nacional Brasileiro por mais de 10 anos, no qual foi condecorado com medalhas e honrarias.
A nomeação reuniu diversas pessoas no auditório da Praça CEU. Os familiares, amigos, a Policia Militar, a Policia Civil, o prefeito Juvenal Rossi, o vice prefeito Rodolfo Braga, o presidente da câmara Guilherme Zafani, os gestores dos municípios de Várzea Paulista e Jundiaí, vereadores varzinos e convidados estiveram presentes para dar boas vindas ao novo gestor Daniel Basson.
O prefeito Juvenal Rossi em seu discurso destacou: “Nosso trabalho é pensar no futuro da população, e a criação de Unidade de Segurança nos permite unir as forças da Guarda Municipal à tecnologia e o trabalho preventivo”.
“Esta nova pasta e a união da guarda municipal com a policia civil e militar, possibilitarão a criação das politicas públicas necessárias de segurança para os moradores e a população de nossa cidade, disse o vice-prefeito do município Rodolfo Braga.
O Presidente da Câmara Guilherme Zafani destacou que “a saúde e segurança pública são os temas mais sensíveis do município e que esta nova unidade trará condições de recursos para a ação da guarda municipal, da policia civil e policia militar será de extrema importância para o município”.
O novo gestor varzino, Daniel Basson, ressaltou que seu trabalho será baseado na união de forças. “Ninguém consegue superar o desafio da segurança pública sozinho. Trabalharemos em conjunto com as polícias civil e militar, para que juntos possamos aumentar a sensação de segurança da população e transformar a cidade em uma referência na proteção ao cidadão”, destaca.
A coronel Carla Basson, comandante do 11º Batalhão da Polícia Militar do Interior fez questão de prestigiar seu pai. “Se nossa família está aqui hoje é pelo exemplo que meu pai nos deu. Acredito que com pessoas boas e bem empenhadas, vocês conseguirão trazer a paz social”, afirmou.
O que muda com a criação da Unidade Gestora Segurança Pública
A criação da Unidade Gestora de Segurança Pública proporciona agilidade na resolução de problemas, fazendo com que a cidade esteja alinhada com as diretrizes do Plano Nacional de Segurança Pública.
Seguindo os moldes nacionais, Várzea Paulista poderá firmar convênios com outras instâncias governamentais no intuito de aumentar o número de viaturas, equipamentos ou buscar capacitações.
Está em andamento a liberação de verba para a troca dos equipamentos de comunicação da GCM, garantindo a aquisição de materiais digitais e modernos.
Com a nova unidade, o processo de implantação do Programa Várzea Mais Segura ganha agilidade. A ação engloba os projetos Câmera Cidadã, Vigilância Inteligente, Muralha Digital e Operação Bairro Seguro.